Saúde e qualidade de vida após os 50 anos

Saúde e qualidade de vida após os 50 anos

Primeiramente: o tempo passa para todos, uns demonstram mais, outros menos os seus efeitos deletérios do tempo e a busca agora é por saúde e qualidade de vida após os 50 anos! O que fazer então para buscar garantir uma vida longa e com qualidade? Desde já temos obrigações de cuidados pessoais com nossa saúde e para com aqueles que amamos.

A alimentação após os 50

A nutricionista Patrícia Leite em um vídeo de seu canal do YOUTUBE   relata algumas medidas a serem tomadas nesse sentido. De cunho alimentar é preciso mudar os hábitos, isso pode ser feito aos poucos, mas deve ser definitivo. A primeira vista a idade traz aumento da pressão arterial, colesterol, ainda mais devido à diminuição da atividade laboral e física conforme a rotina pessoal.

Primordialmente é preciso método, determinação e autodisciplina são fundamentais para concretizar as mudanças necessárias. A dieta ideal para quem passou dos 50 anos precisa atender necessidades peculiares pertinentes. A doutora Patrícia acredita que qualquer um pode emagrecer de modo saudável, sem privações com boas escolhas.

Assim como os fundamentos as novas escolhas devem fugir dos alimentos processados, do sódio e das gorduras em geral. Um dos objetivos deve ser aumentar a ingestão de potássio.  O potássio ajuda a desinchar, elimina o excesso de sódio, melhora a pressão arterial e reduz a retenção de água. Os efeitos benéficos do aumento do potássio alivia todo sistema cardiovascular favorecendo o metabolismo em geral. Boas fontes de potássio são por exemplo: a folha da beterraba, batata doce, água de coco, cogumelos e laranja.

O tempo e o alarme silencioso na saúde

Igualmente o doutor Moacir Rosa, fisiologista e bioquímico orto molecular aborda a redução da capacidade física de quem tem mais de 50 anos recomendando foco nos hábitos. O doutor Moacir Rosa tem um canal no YOUTUBE  onde ele dá várias dicas para quem passou dos 50!

Nesse sentido o Dr. Moacir fala da sarcopenia, que é a perda progressiva de massa muscular e dá 3 passos para revertê-la. A massa muscular não é questão de estética, mas também de saúde, dela dependem força, movimentos e equilíbrio. Os músculos, além de tecido mecânico é também tecido glandular produtor de várias substâncias, notadamente os peptídeos.

Após os 50 anos a acidez do estômago diminui dificultando a absorção dos aminoácidos, geralmente obtidos das proteínas, aqueles são os tijolos da construção muscular. Primeiro temos que para corrigir a dificuldade de absorção dos alimentos é possível suplementar com enzimas digestivas.

A seguir devemos buscar com um médico especializado para avaliação e análise de modulação hormonal.

E por fim atividade física, por exemplo: exercícios de força como pedalar, pilates, preferencialmente a musculação acompanhada de atividade aeróbia.

Juntamente com os especialistas acima o Doutor Lair Ribeiro afirma que “nada é mais reparador do que o sono”. Outra substância com função importante no metabolismo humano é o magnésio. O magnésio participa de mais de 350 reações enzimáticas no corpo humano e, além disso, pode ser útil para regular o sono profundo.

Dicas de saúde e qualidade de vida

Há muitas dicas para melhorar o sono, as mais proveitosas são:

  1. evite expor-se a telas que emitem a chamada luz azul. Proveniente de telas de celulares, tablet e computadores essa luz excita a visão e engana nosso cérebro nos mantendo alertas.
  2. A leitura antes de dormir pode ser um excelente indutor do sono, convém que seja de conteúdo leve e sem informações perturbadoras como noticiários.
  3. O consumo de café ou bebidas estimulantes, sobretudo 6 horas antes de dormir pode se constituir em um bloqueio à indução do sono.
  4. Deve-se ter o ambiente do quarto preparado a favorecer o repouso –  ruídos, iluminação e temperatura sempre que possível ser adaptados de modo a garantir de 7 a 9 horas de sono diárias.

Priorize-se em sua rotina

Finalmente temos que levar em conta atitudes que, muitas vezes entrelaçadas com as informações já apresentadas vão levar ao prolongamento e intensificação da vida. O afastamento de rotinas profissionais, saída dos filhos de casa, perda de entes queridos podem comprometer a saúde mental. Quem não cuida da mente está mais vulnerável à ansiedade ou depressão. É preciso ter em mente atenção a variações acentuadas de humor e o acompanhamento profissional preventivo é a verdadeira vacina. A renovação de laços afetivos e a criação e ampliação de círculos de amizade deve ser acirrada agora que a disponibilidade de tempo gera a sensação de lacuna. As mudanças e a busca por uma vida racional e emocionalmente movida pela disposição e vontade só dependem de você, seja o capitão do seu próprio barco!

 

Por Mark Francis

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima