Os monstros do cinema
O CURIOSONAUTA traz neste artigo uma memorável lista de filmes eletrizantes do cinema cujo protagonismo é disputado entre mocinhos destemidos e monstros terríveis. Agora vamos relembrar alguns dos maiores clássicos do cinema, a lista é curta porém distinta.
À primeira vista um filme de monstros tem como pano de fundo civis inocentes e heróis que surgem para salvá-los. Os gêneros predominantes são o de terror, aventura ou ficção científica. Os monstros, quase sempre enormes, têm origem nas adaptações da literatura nipônica. Os filmes vespertinos do cinema japonês referenciam feras gigantescas por nome Kaiju, seu garoto-propaganda é o Godzilla! Os monstros, em geral surgem em circunstâncias alheias a sua vontade e agem por instinto. As atitudes selvagens geram na audiência repulsa ou simpatia pelas feras, não raro ambos sentimentos se misturam.
King Kong
Primeiramente a obra que temos é o King Kong, esse ícone do cinema de 1933 tem três versões mais recentes, de 1976, 2005 e 2017. No original uma equipe de filmagem vai a uma ilha tropical, a ilha da Caveira onde o inesperado acontece. Um gorila gigantesco é adorado pelos habitantes como uma divindade. A besta colossal desafia seus caçadores, mas é feita cativa pela beleza de uma loira pela qual se apaixona. Levado para ser uma atração em Nova York King Kong escapa e foge com sua amada. Perseguido o rei dos gorilas se refugia no topo do não menos icônico edifício Empire State , apesar disso sucumbe ao ataque de aviões armados. King Kong à época chamava atenção pelo grau de realismo dos efeitos, a despeito da falta de recursos. Venceu o Oscar de efeitos especiais na versão de 1976.
Tubarão a música que aterroriza os banhistas
Além do gorila de King Kong temos Tubarão (Jaws-1975) de Steven Spielberg, o filme mexeu com os nervos dos espectadores com sua música instrumental de cordas inconfundível. Um tubarão branco, sem nome e de 7 metros leva terror a uma praia de uma cidadezinha litorânea dos EUA. A população em pânico pressiona as autoridades locais e passa a desafiar o Xerife Martin Brody (Roy Scheider), o oceanógrafo Matt Hooper, vivido por Richard Dreyfuss e o arrogante pescador de tubarões Quint (Robert Shaw) a eliminar o terror daquele verão fatídico. Jaws, que em tradução livre significa mandíbulas abocanhou do mesmo modo três Oscars: melhor trilha sonora, edição e mixagem de som. No Brasil foi o filme de maior bilheteria até 1997, quando foi batido por Titanic.
Monstros do passado
Bem como em Tubarão, Spielberg nessa obra nos prendeu às cadeiras com novos monstros sem nome próprio. Desta vez o diretor, em outras palavras, alertou para os riscos de brincar de Deus. Cientistas trazem à vida animais pré-históricos extintos. Jurassic Park de 1993 se passa na ilha fictícia de Nublar, ao largo da costa do Pacífico da Costa Rica. Enquanto o bilionário dono da ilha quer transformá-la em um parque temático. Ao mesmo tempo que um grupo de geneticistas clonou dinossauros a partir do DNA de extraído de insetos conservados em âmbar. Seria possível explicar fenômenos como o monstro do Lago Ness com uma experiência dessas? Os animais fogem do controle e uma franquia de filmes é necessária para explicar os desdobramentos.
Alien o terror no espaço
Alien é do gênero terror de ficção científica de 1979, dirigido por Ridley Scott e estrelado por Tom Skerritt (o Viper em TOP GUN) e Sigourney Weaver. O título do filme refere-se a uma criatura extraterrestre que usa o corpo humano como hospedeiro, persegue e mata a tripulação de uma nave espacial. O sucesso monumental de Alien gerou uma franquia e novos embates da personagem Ripley e as os aliens em Aliens (1986), Alien 3 (1992) e Alien Resurrection (1997).
A mosca meio-homem meio-monstro
Finalmente encerramos a lista com The Fly- A Mosca, de 1986, estrelado por Jeff Goldblum, que enfrenta dinossauros em Jurassic Park e Geena Davis. O filme é um remake cujo original de 1958 baseia-se no conto homônimo de George Langelaan. Goldblum é um cientista que concebe uma máquina de teletransporte, ao ser cobaia em seu próprio experimento, contudo algo sai errado e da fusão entre o cientista e uma mosca emerge um híbrido terrível. A mosca levou o Oscar de Melhor Maquiagem na edição o prêmio de 1987.
Os monstros mais aterrorizantes do cinema não cabem em uma lista curta, em breve mais outros virão…
Por Mark Francis