O corpo humano e suas maravilhas

O corpo humano e sua complexidade

A mais complexa forma de vida, as maravilhas do corpo humano reúnem desafios que os cientistas, ávidos exploram em busca de respostas. Primordialmente o ser humano é o topo da pirâmide do bioma terrestre. O bioma terrestre composto pelas mais variadas formas de vida tem cinco reinos. De acordo com o pesquisador e biólogo Robert Whittaker, que trouxe a classificação mais aceita, os seres vivos têm a seguinte classificação: Animal, vegetal, fungi, protista e monera, os três últimos são dos fungos, protozoários e bactérias respectivamente.

Curiosidades sobre o corpo humano

Tanta informação sobre nós mesmo e às vezes sequer somos capazes de crer no quão incrível é nosso corpo. Vamos ver algumas delas?

  • O volume do nosso estômago é aproximadamente 50ml, entretanto este órgão pode dilatar além dos 4 litros, isso é mais de 80 vezes o volume inicial.
  • Nosso menor órgão é a glândula pineal, esta fica quase mergulhada no cérebro, ela possui a função de regular o nosso sono.
  • Estribo é o nome do nosso menor osso e fica no ouvido interno, ou orelha interna, mede por volta de 2,5mm.
  • A produção diária de saliva é por volta de um litro.
  • Um bebê tem cerca de 300 ossos, enquanto um adulto possui 206. Essa diferença é devido ao fato de que alguns ossos se fundem ao longo do crescimento.
  • O cérebro possui um milhão de gigabytes de armazenamento. As cerca de um trilhão de ligações neurais do nosso cérebro correspondem à capacidade de memória por volta de 2,5 peta bytes, ou seja, um milhão de gigabytes. Isso pode ser muito útil ao projeto Neuralink de Elon Musk.
  • Se nossos vasos sanguíneos fossem estendidos e ligados seria suficiente para dar duas voltas e meia na Terra.

A composição do corpo humano

Primeiramente temos que nosso corpo compõe-se de trilhões de  células, que são os “tijolos” fundamentais do qual somos formados. Esta estrutura elementar forma os tecidos que envolvem todos os órgãos que atuam em codependência sistêmica.

Do ponto de vista anatômico, nesse sentido temos a seguinte divisão: cabeça, pescoço, tronco, braços, mãos, pernas e pés. Por volta de 2/3 do corpo é composto de água e 1/4 são componentes não-humanos como por exemplo as bactérias que habitam em nosso intestino.

O corpo humano é como um laboratório em constantes reações físicas e químicas, estas promovem esse equilíbrio. Alguns parâmetros como temperatura, pH, concentrações de sódio, potássio e níveis de açúcar na corrente sanguínea são as variáveis da complexa equação da vida.

Então para uma abordagem científica do corpo humano o fazemos em quatro campos distintos, são estes: anatomia, embriologia, fisiologia e histologia.

Desvendando o corpo humano – o projeto genoma

Contando com mais de cinco mil pesquisadores de 250 laboratórios e cientistas de 50 nacionalidades diferentes. Assim foi o Projeto Genoma Humano capitaneado pelo Departamento de Energia do Instituto Nacional de Saúde americano. James Watson é o nome do coordenador geral do projeto, Watson é um geneticista norte-americano.

O projeto genoma humano teve o financiamento de empresas privadas e universidades de vários países do mundo, instituições da Alemanha, China, EUA, França, Inglaterra , Japão, entre outros. O Brasil também tomou parte no projeto com a USP, Universidade de São Paulo.

Os cientistas sequenciaram 99% do código genético contido nas mais de 100 trilhões de células que compõem nosso organismo. Cada célula humana possui 46 cromossomos, metade do pai, metade da mãe. A precisão obtida no resultado é de 99,9%.

Nosso material genético está contido no ácido desoxirribonucleico DNA (sigla em inglês) contém as informações para as células que formam o corpo humano. Esse ácido, em outras palavras guarda nosso manual de instruções em 3,2 bilhões de pares de bases nitrogenadas. Esses componentes que formam nosso DNA são: citosina, guanina, adenina e timina.

O trabalho foi hercúleo para coordenar tanta gente em pesquisa cooperativa diante de tantos dados. O objetivo principal era a identificação completa dos genes humanos. A ideia inicial era durar 15 anos, todavia publicação acadêmica aconteceu dois anos antes do previsto no projeto.

Os resultados do projeto tiveram sua publicação em 2001 nos renomados periódicos científicos Science Nature no ano de 2001, e teve encerramento em 2003. Todo conhecimento produzido é de domínio público e está disponível para pesquisadores de todo o mundo.

Afinal podemos ver desta forma que em nós há tanto por descobrir, e não falamos ainda do metafísico. O corpo humano é um universo em si.

 

Por Mark Francis

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para cima